Show de Aberrações / o Circo dos Horrores

  Artigo, 30 de Out de 2014

Essa semana a revista ‘’Mundo Estranho’’ trouxe uma matéria bem interessante sobre os freak shows. Esse espetáculo trazia pessoas com algumas deformidades e pessoas com problemas genéticos. Foi sem dúvidas sucesso absoluto no inicio do século XX, principalmente nos EUA e na Europa.

Aproveitando esse tema, gostaríamos de abordar um pouco mais sobre as síndromes raras que cada um desses artistas sofria.

Quer falar um pouco mais sobre alguma dessas anomalias? Publique um Artigo no iMeds: http://www.imeds.com.br/publicar

  1. Homem Lobo – Esses indivíduos recebem esse nome popular devido a enorme quantia de pelos espalhados pelo corpo e principalmente na região do rosto. Na realidade o nome dessa rara anomalia, é chamado de Hipertricose. Não se sabe ao certo o que ocasiona esse problema, apenas que é uma mutação genética. O caso é bem raro, até hoje só foram relatados 50 casos em todo o mundo. Seu tratamento é realizado através de sessões de depilação a laser.
  2. A Hermafrodita – Conhecida popularmente como ‘’Metade Homem, Metade Mulher’’, a Hermafrodita é um individuo que nasce com os dois órgãos genitais. As causas para tal anomalia não foram esclarecidas ainda. Acredita-se que na realidade o óvulo pode ter sido fertilizado por dois espermatozoides diferentes e/ou acabaram ocorrendo alterações genéticas importantes durante a gestação. O único tratamento é a cirurgia, e o indivíduo então escolhe se prefere assumir seu lado feminino ou masculino.
  3. A menor mulher do mundo – Diferente do Nanismo que é um caso bem mais comum (inclusive nos dias atuais), a ‘’menor mulher do mundo’’, como ilustramos na imagem 4, sofre de nanismo primordial. Nesse caso a pessoa tem todas as partes do corpo de forma proporcional, só que em tamanhos bem menores do que os normais. A estimativa é de que tenham ocorrido até hoje, somente 100 casos ao redor do mundo. Sendo quase 50% deles nos EUA. Essa condição acontece por uma disfunção na glândula pituitária, que provoca insuficiência na produção de hormônio do crescimento, ou seja, não existe tratamento para essas pessoas crescerem.
  4. O maior homem do mundo – Conhecido também como gigantismo ou acromegalia é uma doença crônica provocada pelo excesso de produção de hormônio. A causa principal desse problema é devido a produção exagerada de GH e do IGF-1 (Insulin Growth Factor). O tratamento pode ser realizado de forma cirúrgica para que a produção de hormônios tente se normalizar, o resultado após a cirurgia pode variar. Caso o individuo não consiga manter os níveis hormonais normais é necessário um tratamento complementar com medicamentos. Existe ainda o tratamento através da radioterapia (que é quando não se pode realizar tratamento cirúrgico) ou tratamento clínico (que é o tratamento mais comum atualmente).
  5. As siamesas – São gemêos que nasceram ‘’grudados’’. São também conhecidos como gêmeos xipófagos. A causa para que essa anomalia ocorra é quando o óvulo começa a se dividir e então no meio do processo há uma união dessas duas pessoas (seja pelas nádegas, tórax..). A separação só ocorre através de cirurgia, que tem ainda hoje um grande risco de vida. Devido a isso, muitas famílias optam por não submeter seus filhos a tal procedimento.

Quer ver mais casos raros no iMeds? Acesse e confira: http://www.imeds.com.br/medicina?t=0&q=raros :)

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Medstream

Sites e Blogs

 Rio de Janeiro, RJ

Últimas novidades, sites e blogs Medstream no Catálogo Médico do Medstream.

Leia também

Você é médico?

Crie seu perfil para interagir com Medstream e mais 30 mil médicos.

Conecte-se com Facebook