Dietas Perigosas

  Artigo, 14 de Nov de 2014

Olá, amigos do iMeds. O tema de hoje é um dos mais procurados nos sites de busca: dietas.

Ter um corpo magro tem se associado a beleza e saúde, o grande problema é saber identificar até onde uma dieta pode melhorar a saúde e onde ela começa a atrapalhar.

Atualmente a internet esta repleta de receitas mirabolantes e muitas delas bastante perigosas para se manter um corpo saudável.

Selecionamos algumas dietas da ‘’moda’’ para que vocês possam orientar seus pacientes, amigos e por que não, complementar através de um Artigo aqui no iMeds? Aborde mais sobre esse tema: http://www.imeds.com.br/publicar

Confira a lista que selecionamos:

  • Dieta Líquida

Como funciona: É permitido unicamente alimentos líquidos. Assim como todas as dietas que iremos apresentar, ela também promete uma perda rápida de peso.

Qual o problema? Além de ser perigosíssimo que se realize essa dieta sem um acompanhamento médico, ao ingerir somente líquidos, a pessoa acaba posteriormente consumindo um número maior de calorias. Ao ingerir liquido, a ingestão é mais rápida, consequentemente a saciedade não é tão rápida quanto quando mastigamos um alimento. Recentemente saiu uma reportagem no G1 de uma mulher de apenas 20 anos que ao longo de oito meses ficou adepta dessa dieta. Após perder 13 kg, ela acabou adquirindo hipovitaminose (causada pela ausência de vitamina B1 no organismo), infelizmente acabou perdendo os movimentos das pernas. (veja a reportagem em nossas referências)

  • Dieta dos Shakes

Como funciona: É bem simples, você substitui uma refeição por um shake com a promessa de que perderá em pouco tempo aqueles quilinhos indesejados.

Qual o problema? Talvez essa seja a dieta mais perigosa dessa pequena lista. Primeiro, pela ausência de nutrientes importantíssimos. Essa dieta a longo prazo, pode acarretar diversos problemas nutricionais ao organismo: como fraqueza, anemia, queda de cabelos... Segundo, pelo excesso de proteína; o ideal é que se tenha de 10 a 15%, no entanto, todas as marcas de shakes apresentam mais de 30%. Um terceiro problema, muitos apresentam também excesso de fibras, o que acarreta em problemas hepáticos e no pâncreas, além de desconfortos intestinais, gases...

  • Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

Como funciona: Ela corta todos os carboidratos. A ingestão nessa dieta é exclusiva de proteínas e gordura, na forma animal, óleos, manteiga e produtos lácteos. É uma dieta bem extremista e que realmente elimina alguns quilinhos em curto prazo.

Qual o problema? É uma dieta que se seguida continuamente pode desencadear prematuramente problemas cardíacos e até câncer. É uma dieta que corta por completo o carboidrato, sendo assim, há um excesso de proteínas no corpo, danos e complicações nas funções hepáticas ou renais são bem comuns.

  • Dieta do Carboidrato

Como funciona: Assim como a Dieta da Proteína, ela corta por completo um conjunto de alimentos. Nesse caso, todos os alimentos que possuem fontes de carboidratos estão proibidos. A dieta tem como promessa a perda rápida de até 7 kg em menos de 2 semanas. Uma promessa realmente tentadora.

Qual o problema? Os carboidratos são responsáveis em produzir energia. São o verdadeiro motor do corpo humano. Sem ‘’gasolina’’ o carro não anda. É basicamente dessa forma que ocorre quando se realiza essa dieta. Cansaço, fraqueza, indisposição são sintomas que surgem logo no inicio da dieta. É um estilo de dieta com perda de peso enganoso. Pois o que se perde não necessariamente é gordura, e o que é pior, ao terminar a dieta o peso anterior retorna.

Quer ver mais Artigos sobre dietas? Confira: http://ow.ly/EidyR 

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Medstream

Sites e Blogs

 Rio de Janeiro, RJ

Últimas novidades, sites e blogs Medstream no Catálogo Médico do Medstream.

Leia também

Você é médico?

Crie seu perfil para interagir com Medstream e mais 30 mil médicos.

Conecte-se com Facebook